quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O nosso alicerce!

Onde estamos procurando a nossa cura?

Muitas vezes sofremos de grandes males, físicos, psicológicos, afetivos, espirituais, ou quaisquer outros, e o mais lógico é que procuremos a cura para estes males. Mas estamos fazendo exatamente aquilo que nos cura, ou estamos acomodados? Estamos procurando nos curar unicamente n'Aquele que tem poder de curar, ou onde nos sentimos melhor?

Grupos de Oração da Renovação Carismática Católica são tesouros da igreja, fontes de bençãos, prodígios, curas.Terços são grandes intercessões onde procuramos alcançar as graças, curas. Nos comprometemos com novenas pelos doentes. Mas, será que é somente nos grupos, terços e novenas? Estaríamos substituindo a verdadeira cura, pelos grupos de oração?Pelos terços? Pelas novenas?

O único lugar onde podemos nos curar verdadeiramente, é onde tomamos parte do Corpo e Sangue de Cristo.



Onde nossas dores e pecados são realmente curados.

"Carregou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro para que, mortos aos nossos pecados, vivamos para a justiça. Por fim, por suas chagas fomos curados"
(1Pe 2, 24)

Buscamos a graça constante da cura por outros meios, e nos esquecemos do ponto central de nossa fé católica, a Eucaristía. Nada existiria se não fosse por ela, não existiriam terços, novenas, muito menos grupos de oração, pois se não existisse a Eucaristía, Jesus Cristo não estaria presente em Corpo e Sangue.
Por isso a Santa Missa é primordial, não somente como fonte de cura, como dever de todo católico.

"A Mãe Igreja deseja ardentemente que todos os fiéis sejam levados àquela plena, consciente e ativa participação nas celebrações litúrgicas que a própria natureza da liturgia exige e à qual, por força do batismo, o povo cristão, tem direito e obrigação"
( §1141 - Catecismo da Igreja Católica)

A Santa Missa é onde realmente buscamos a nossa cura, por meio do Corpo e Sangue de Cristo que se fazem Pão e Vinho no momento da consagração, onde recebemos o nosso Senhor e Salvador dentro de nós, para curar-nos tanto espiritualmente como fisicamente, curar nosso interior e nosso exterior, faz-se presente dentro de nós, para que no mais fundo de nosso ser saiba o que nos afeta, e arranca a raiz de nosso pecado.



Mas é somente na missa que podemos procurar cura? De que servem os Grupos de Oração, terço, novenas e etc?

Não é somente na Santa Missa onde devemos procurar a cura, mas é somente com a Santa Missa que somos curados, de nada adianta participarmos de movimentos, pastorais, encontros, sem participar da Santa Missa, a nossa cura não é completa sem o Corpo de Cristo dentro de nós.

Temos pressa para tudo, sempre. Pressa para sair com os amigos, pressa para encontrar o (a) namorado (a), pressa para comprar roupas, pressa para tudo, mas quando se trata de ir a Missa, qualquer mínima barreira serve de desculpa para atrasarmos ou, até mesmo faltarmos. Enfrentamos coisas enormes para ir a um lugar desejado, mas um mínimo empecilho nos serve de "consolo" e "desculpa" para a Santa Missa ficar em segundo plano.

Mas Cristo não nos condena por isso, está sempre de braços abertos nos esperando na fila da comunhão, e quando nossa falta é grande, está no sacerdote para nos perdoar por meio do Sacramento da Reconciliação.
Mas sem a Santa Missa nossa fé é vazia, pois é por ela que Cristo se faz presente todo dia, que construiu sua igreja, nos deixou seu legado e o dever de professar-mos a nossa fé, que Cristo habita em nós.
Como poderemos dizer sobre Cristo morar em nosso interior, sem realmente Ele morar?
Jesus está a nossa espera no sacrário, pronto para uma intimidade maior, onde podemos contar nossas dores e lamentos, onde podemos buscar conforto e paz. Ali Ele se encontra em plenitude na Hóstia Consagrada, seu Corpo e seu Sangue vivos, ardentes, esperando entrar em contato com nosso corpo e sangue pecador.



E nesse contato, nessa intimidade de conversarmos com Cristo nos resta tomá-lo em nossas mãos, e termos o Seu Sacratíssimo coração batendo junto ao nosso na comunhão, que se dá por meio da Santa Missa.

Então procuremos participar mais da igreja, nos movimentos, pastorais, encontros, tudo o que a Sagrada Mãe Igreja nos oferece, mas não coloquemos a Santa Missa em segundo plano, pois servir no Altar do Senhor é o maior gesto de amor para com o nosso Salvador, e entrar na fila da comunhão, é o maior gesto de contrição e cura que podemos fazer. Façamos da igreja a nossa vida, dos movimentos os nossos sustentos, e da Santa Missa o nosso alicerce.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário