quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
É entre você e Deus
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro.
Seja gentil, assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto assim mesmo.
O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra.
Construa assim mesmo.
Se você tem Paz, é Feliz, as pessoas podem sentir inveja.
Seja Feliz assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante.
Dê o melhor de você assim mesmo.
Veja você que no final das contas, é entre você e Deus.
Nunca foi entre você e as outras pessoas.
Madre Tereza de Calcutá
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Depois de um tempo / After a while
sábado, 15 de janeiro de 2011
Chega de palavras!
Quantos pequeninos acolheu? Quantas vezes escutou quem precisava?
Palavras são lindas, muito encorajadoras, mas não foram apenas palavras que salvaram o mundo, não foi por meio de palavras que Jesus Cristo nos salvou da morte, não foi nas palavras que o sacrifício de Jesus se consumou, mas no ato. O mais lindo ato de amor, a morte de cruz por nossos pecados.
Quantas e quantas vezes nos detemos somente nas palavras, e algo nos impede de colocarmos em prática aquilo que falamos, talvez a preguiça ou até mesmo colocamos algo como barreira como problemas familiares, escola, trabalho, vida social agitada.
Muitas vezes somos os primeiros a falar como se deve agir, mas os últimos a realmente tomar uma atitude.
A caridade é tantas vezes ressaltada na Santa Palavra de Deus, o capítulo 13 da carta de São Paulo aos Coríntios, fala das características da caridade. Mas não nos diz que a caridade é algo que se detem em falar, mas sim em agir.
Amar é um verbo, mas é um verbo que somente falado não faz efeito algum, precisamos começar a amar de verdade, com atos e formas, com atitudes e não somente palavras.
“Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade”
(1Jo 3, 18)
domingo, 9 de janeiro de 2011
Jesus no coração.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
O vento
terça-feira, 4 de janeiro de 2011
A riqueza da Igreja
Nenhuma instituição fez e faz tanta caridade como a Igreja
Muito se fala sobre a riqueza da Igreja, o ouro do Vaticano, entre outros. A Igreja, incumbida por Jesus de levar a salvação a todos os homens, precisa de um "corpo material", sem o qual não pode cumprir sua missão. O Vaticano possui cerca de 180 núncios apostólicos espalhados pelo mundo. No último Concílio, o do Vaticano II, Papa João XXIII reuniu cerca de 2.600 bispos de todas as nações, no Vaticano, durante 3 anos... Que chefe de Estado faz isso?Em 1870, na guerra de unificação da Itália, a Igreja perdeu seu território pontifício de 40 mil quilômetros quadrados; ficando apenas com o pequeno espaço de hoje: 0,44 km², em 1929, pelo Tratado do Latrão. Os objetos contidos no Museu do Vaticano foram doados aos Santos Padres por cristãos e pertencem ao patrimônio da humanidade. De acordo com esse tratado [de Latrão], a Igreja não pode vender ou doar qualquer bem que esteja no Museu Vaticano. Não há motivo, portanto, para se falar, maldosamente, da "riqueza do Vaticano".
Qualquer chefe de Estado, de qualquer pequeno país, tem à sua disposição, no mínimo, um avião. Nem isso, o Papa tem. Além disso, o Vaticano tem um órgão encarregado da caridade do Sumo Pontífice, o Cor Unum. No final de cada ano, é publicada no jornal do Vaticano, o L'Osservatore Romano, a longa lista de doações que o Papa faz a todas as nações do mundo, inclusive o Brasil, especialmente para vencer as flagelações da seca, fome, terremotos, entre outros. São doações que o Santo Padre faz com o chamado "óbulo de São Pedro", arrecadado dos fiéis católicos do mundo todo. A Igreja Católica, nestes dois mil anos, sempre fez e fomentou a caridade. Muitos hospitais, sanatórios, leprosários, asilos, albergues, etc., são e foram mantidos pela Igreja em todo o mundo. Quantos santos e santas, freiras e sacerdotes, leigos e leigas, passaram sua vida fazendo caridade... Basta lembrar aqui alguns nomes: São Vicente de Paulo, Dom Bosco, São Camilo de Lellis, Madre Teresa de Calcutá... a lista é enorme!
Hoje, 25% de todas as entidades que assistem os aidéticos são da Igreja. Nenhuma instituição fez e faz tanta caridade como a Igreja. Ela é muito rica, sim, espiritualmente. Na verdade, ela é rica desde sua origem, porque seu Criador é o próprio Deus; é d'Ele que vem toda a riqueza dela. Ela é o próprio Corpo de Cristo (cf. I Cor 12,27). Ela é rica também porque é a Igreja dos santos, dos mártires, dos profetas, dos apóstolos, das virgens e viúvas santas, dos padres, dos pontífices, dos confessores, e de uma multidão de fiéis que, no silêncio da fé, oferecem suas vidas a Deus. Essa é a verdadeira riqueza da Igreja.